segunda-feira, 30 de março de 2009

Marketing Esportivo

O esporte em si virou um segmento muito lucrativo para as empresas que investem neste, mas nenhuma modalidade bate o futebol na questão de investimentos e rendimentos.

Alguns clubes, juntamente com seus patrocinadores conseguem realizar isto com um relativo sucesso, as ainda sem muita criatividade. Ficam sempre na mesma ação de pegar um craque do time para a apresentação da camisa da temporada, depois um desfile com os modelos a serem usados, enfim, sempre na mesmice.

Algum tempo atrás postei aqui a ação de Marketing viral que o Ajax e a Adidas fizeram para a nova camisa do time.
Falando nisso, a Puma e o Independiente fizeram uma ação até então inusitada, pois eles saíram do tradicional. Não houve desfiles, a apresentação do uniforme foi realizada no campo de jogo. Os torcedores escolheram a camisa nº 3 em votação pela internet, e esta será usada no clássico contra o Racing.

Se desejarem a descrição da ação completa está no blog argentino Marca de gol , juntamente com a entrevista com Agustín Gosende, da agencia DDB.

Outra ação interessante foi a do Getafe da Espanha, citado na mesma entrevista. Este clube não tem grande representatividade no futebol do país, mas a sua campanha é incrível; onde o torcedor é instigado a mostrar orgulho pelo clube independentemente da fase em que ele anda.



Isto ia funcionam muito aqui no Brasil com clubes como o Vasco, Brasil de Pelotas, Guarani de Campinas, e muitos outros.


Saiu no Minhas Camisas.

Um comentário:

Diego M. Silber disse...

Hola Luzzi! Muchas gracias por citar Marca de Gol!

Saludos desde Buenos Aires!

Diego.