sexta-feira, 6 de março de 2009

Carnaval, a festa!!!

O carnaval no Brasil é coisa séria, onde são gastos milhares de reais e onde verdadeiras operações de guerra são montadas para dar estrutura ao grande contingente de turistas. É fato que em Salvador a duração da festa é de uma semana, em Recife o Bloco da Madrugada arrasta mais de 1 milhão de pessoas e o carnaval do Rio de janeiro é o mais belo espetáculo musical e artístico do mundo.

Porto Alegre vem se estruturando para entrar neste rol de cidades que prestam um grande espetáculo. Primeiro ouve o projeto para a construção de um sambódromo que assumiria a tutela de um espaço cultural, onde ficariam os barracões para a confecção dos carros alegóricos, o próprio sambódromo com toda a estrutura para ser realizada esta festa. Mas passados alguns anos, o que existe no Porto Seco são os barracões, a pista sem as arquibancadas fixas e a completa estrutura externa de acesso. Apesar de estar incompleto, isso proporcionou ao carnaval de Porto Alegre um grande avanço no quesito espetáculo, é claro que vai ser quase impossível chegar ao patamar do Rio de Janeiro (acredito que nem seja a intenção), ainda que existam muitas escolas no grupo especial (14), onde algumas não têm condições financeiras de chegar ao patamar das grandes.

Os especialistas do assunto recomendam a redução para 10 escolas, pois pelo título este ano concorreram 8 agremiações. Isto tornará cada vez mais competitivo o carnaval da cidade e os investimentos serão maiores, pois aumentará a cota (R$) para cada escola de samba.

Gosto muito desta parte do carnaval, de ouvir a letra do samba, de escutar a bateria, reparar nos acabamentos dos carros, mas não tenho nenhuma preferência pelas escolas daqui do Portinho, mas já estou pensando em ir ao desfile ano que vem para ver se esta festa é tão apaixonante assim.

Ah, a campeã deste ano foi a Imperadores do Samba, que falou dos 100 anos do meu Colorado, e é claro que assisti a escola pela TV.

Ontem começou o carnaval fora de época de Uruguaiana, que dizem que é simplesmente de mais, vou dar “uma olhada” pela TV se os desfiles são isso mesmo.

Nenhum comentário: