sexta-feira, 25 de julho de 2008

Marketing de Guerrilha

Em meados de novembro de alguns anos atrás (não lembro da data ao certo, acho que era 2005), a cidade de Porto Alegre foi “invadida” por atores vestidos com roupas que lembravam animais e outros com maquiagens alusivas a tribos africanas. Eles estavam nos pontos mais movimentados da cidade andando de uma lado para o outro com um pedaço de papelão, tipo papiro, escrito Afrika. Lembro-me que na época tal ação gerou muitos comentários, principalmente entre os jovens; tudo isso era para promover a casa noturna Afrika situada em Xangri-lá no litoral norte gaúcho. Nesta ocasião foi usado a ferramenta de marketing chamada Marketing de guerrilha, que consiste em promover um produto ou serviço com um custo baixo, objetivando alcançar o público alvo sem pagar por espaços publicitários em mídias tradicionais, tem de ser criativo, quebrar barreiras, gerar mídia espontânea, e o famoso boca-a-boca.

Essa ferramenta é muito utilizada por empresas que não dispõem de muita verba para o marketing, mas cada vez mais as empresas mundiais a usam. Em exemplo de campanha é a que a Adidas fez para promover o lançamento da camiseta 2008 do Ajax

Esta é uma reortagem da TV Unisinos sobre uma campanha pioneira em São Leopoldo.


Estas iniciativas devem ser muito bem planejadas para que se passe uma idéia positiva da empresa ou ação, pois esta ferramenta não é simples de ser usada, mas ao mesmo tempo é muito poderosa. Sinceramente, estou meio que pirando nessa de Marketing de guerrilha, quem sabe não role alguma ação. Se acontecer eu a descrevo aqui.

Um comentário:

Minuto do Intervalo disse...

Mktg de Guerrilha é ótimo e funciona muito bem, desde que seja bem planejado e executado.

A TV Digital está chegando... é a publicidade indo para o "olho da rua", literalmente!