terça-feira, 17 de março de 2009

Relato das férias - Parte 2

Alguns gaúchos que passam as férias em Santa Catarina são preconceituosos perante a maneira de como as coisas funcionam por aquelas bandas, por exemplo, o “x egg” é o “x salada” para nós, e ainda tem a opção de o “x egg” vir com ou sem ovo. Mas uma das coisas mais interessantes que vi por lá, e só neste ano me atinei, é o fato de a cidade ser dividida por zonas; sim, zonas, não zonas do meretrício (como diz o David Coimbra) mas zonas imobiliárias.
A zona 1 fica entre a Av. Beira Mar e a Av. Nereu Ramos, onde os imóveis são mais caros; a zona 2 fica da Av. Nereu Ramos até a BR 101, onde fica a maioria dos gaúchos; e finalmente a zona 3 fica da BR 101 para trás, e olha que tem muita cidade que fica na zona 3.
Conforme o relato de alguns moradores, este sistema também é usado na separação social da cidade, pois os pobres são os Z3. Nesta região da cidade a falta de oportunidade impera, pois não há empregos, ou tu é pescador ou funcionário da prefeitura, sendo que é na temporada de verão que alguma melhora é gerada.

As ligações entre a zona 2 e 3 são feitas por túneis que passam por baixo da BR 101. Estes tem tamanhos diferentes, e o menor deles nós usávamos para transitar até o centro e a praia. Fotinhos aí do “enorme” túnel em que só passa um carro!!!

Não consegui registrar o momento de um carro passando pelo túnel.

Nenhum comentário: