quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Olimpíadas

O evento esportivo mais esperado pelos atletas de todas as modalidades começou hoje com o futebol feminino. A China que ficou literalmente fechada para o ocidente até meados dos anos 70, está recebendo milhares de atletas, jornalistas, turistas de todo o mundo, mas as esta olimpíada não será exemplo de livres manifestações dos povos.
O problema com o Tibet, Taiwan e as províncias que requerem independência fazem muito barulho e incomodam os governantes de Pequim, bem como os seus próprios habitantes. A cidade está toda “maquiada” para o evento, muitos trabalhadores que ajudaram a construir as instalações foram mandados de volta para suas casas, pessoas foram retiradas de suas casas e colocadas na rua, a população pobre de Beijing foi retirada das ruas, e não se sabe para onde elas foram.
Aglomeração em frente de monumentos históricos é reprimida com violência por guerreiros fardados, a imprensa não tem liberdade de tirar fotos de todos os lugares, a internet é censurada e lenta.

Enfim, a Olimpíada da democracia!


O que resta para os amantes do esporte em geral é acompanhar as provas... ah, me esqueci, pelo fato do fuso horário as competições acontecerão de madrugada, putz!

E viva o espírito Olímpico.

Nenhum comentário: