terça-feira, 23 de setembro de 2008

20 de Setembro

Uma manhã nublada do feriado de sábado, rolando até um friozinho na rua, e sete da manhã levanto para ver o desfile temático de 20 de Setembro.

Há gaúchos que não gostam da tradição, não curtem a música campeira, não tomam chimarrão; mas por influência de meus avós maternos gosto muito de um CTG, apesar de fazer anos que não vou em um, e é claro de churrasco.
As vezes me perguntam, porque vocês (gaúchos) comemoram uma derrota?
A comemoração não é pela derrota, mas sim pela bravura de um povo que lutou contra o governo do império.
Tudo bem, é difícil de entender, mas só um gaúcho para saber o que se passa nesta data e o que representa cantar o hino riograndense.

Bom, voltando ao desfile, fui junto com minha noiva para ver também a minha cunhada desfilar pelo Colégio Tiradentes da Brigada Militar, pois é o seu último ano nesta instituição, e ela exigiu a nossa presença.

Apesar de cansativo, show de bola o desfile que apresentou os símbolos do Rio Grande e os piquetes participantes do Acampamento Farroupilha.

Este é localizado no parque Maurício Sirotsky Sobrinho no centro de Porto Alegre, onde é instalada uma cidade campeira de 01 de Setembro ao dia 21; todos regado a muito churrasco, bebida e dança; é baile todos os dias.

Almoçamos no parque, tomamos um chop de vinho, quase comprei uma bombacha e saí de lá satisfeito com o dia passado e com o orgulho do povo gaúcho pela sua terra.

Nenhum comentário: