quinta-feira, 24 de julho de 2008

A briga em nossa publicidade

Hoje começa a re-matrícula do meu curso na faculdade (SENAC), e, do nada lembrei de uma aula que tive de Criatividade e Propaganda no 2º semestre, e seu tema era: propagandas agressivas entre concorrentes, ministrada pelo professor Beto Ferrari.
Isso acontece muito em todo o mundo; as empresas querem cada vez mais capitalizar novos clientes e manter os que já os tem, e muitas vezes usam deste artifício.
Em 2006/2007 o Curso pré-vestibular Universitário lançou uma campanha onde seu slogan era: Fiz Universitário e passei na UFRGS (não achei nenhuma imagem deste slogan para ilustrar), louvável a idéia, pois pela campanha o aluno que fizesse este curso já estava dentro da Universidade.
Um dos seus concorrentes, o Monteiro Lobato, usou com sátira da mesma idéia; vinculou uma campanha com as frases:
- Fiz a barba e passei na UFRGS
- Fiz regime e passei na UFRGS
- Fiz um gol e passei na UFRGS
- Fiz as unhas e passei na UFRGS
Dentre outras. Abaixo uma ilustração (é meu irmão que está na foto... hehehe).
O que mostrava que não se passe no vestibular pelo cursinho (sim, é uma grande ajuda), mas sim pela dedicação e vontade do estudante.
Esta ação do Monteiro Lobato fez com que o Universitário entrasse na justiça e com uma liminar conseguiu retirar a campanha de seu concorrente. Com isso eles modificaram o slogan para: Passei na UFRGS.
Bom, esse é o mercado e a luta pelos clientes e pela rentabilidade, quem ganha com isso são os consumidores, os estudantes da área e donos das agências de propaganda.

2 comentários:

Minuto do Intervalo disse...

Como estudante e apaixonado por esta área, não poderia deixar de me manifestar.

Ótimo post! Isto é corriqueiro e, na minha opinião, absolutamente aceitável. Esta brincadeira diverte o consumidor.

Quem não lembra da famosa propaganda do Bombril, veiculada na TV, onde Carlos Moreno faz elogios ao "Mon Bijou" e ao produto concorrente. Este reclama e retira o comercial do ar. Então o "Mon Bijou" vem com outro, onde apareçe o concorrente com um capuz, e Carlos Moreno diz: "- Viu, foi reclamar e agora não apareçe mais na TV!". hehehe

Tudo já programado pelo excelente publicitário W. Olivetto. Inclusive, dizem que o segundo comercial já estava pronto antes mesmo do concorrente reclamar.

Quem ganha é o consumidor!

MARIUS QUIRÓZ disse...

Legal o Blog,

Abraço.