quarta-feira, 6 de abril de 2016

Aprendendo liderança com Claudio Ranieri

Ser líder de um setor em uma empresa é uma tarefa complicada de se cumprir. E agora se você se tornasse o líder do produto mais rentável da mesma? E esta estivesse em uma situação bem complicada? 
É o que Claudio Ranieri, técnico do modesto Leicester City Football Club, foi contratado para fazer. No começo o desafio era que o clube não fosse rebaixado na temporada atual do campeonato Inglês de futebol, pois seria um ano importante para que o clube recém promovido a primeira divisão, onde as contas entrariam "no azul" e o planejamento estabelecido poderia dar continuidade. Agora o desafio é manter o primeiro lugar e conquistar o inédito título do campeonato.

Mas como ele fez isso?
Usou os conceitos acadêmicos de liderança para que o objetivo fosse cumprido:
  • "A liderança deve ser permeada por uma mesma linguagem e linha de pensamentos e ações para fazer-se cumprir positivamente". ( MAXIMIANO ,1990 p. 273)
  • "A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos". (CHIAVENATO (1983, p. 125)

Jogadores foram garimpados nas divisões inferiores da Inglaterra e da França. Ele estabeleceu um método de trabalho em que fosse aliado a psicologia e treinos táticos, explorou as capacidades técnicas de cada jogador, alinhou a comunicação entre a comissão técnica e os jogadores e deu autonomia para que as lideranças dentro de campo fossem afloradas.

Confira abaixo trechos que retirei do excelente site Trivela sobre a entrevista concedida por Claudio Ranieri a The Players Tribune, que elucidam estes conceitos utilizados: 

“Nós começamos a temporada muito bem. Mas nosso objetivo, eu repito, era salvar o clube do rebaixamento. Nos primeiros nove jogos, nós estávamos ganhando, mas estávamos sofrendo muitos gols. Nós tínhamos que marcar dois ou três gols para vencer cada jogo. Isso me preocupava muito”.
“Antes de cada jogo eu dizia: ‘Vamos lá, rapazes. Sem levar gols hoje’. E nada de não levarmos gols. Eu tentei todo tipo de motivação. Então, finalmente, antes do jogo contra o Crystal Palace, eu disse: ‘Vamos lá, rapazes. Eu ofereço uma pizza se vocês não levaram gols'”.
“É claro que os jogadores não levaram gols contra o Crystal Palace. Foi 1 a 0. Então eu mantive a minha palavra e levei os jogadores à Pizzaria Peter na Praça de Leicester City. Mas eu tinha uma surpresa quando nós chegamos lá. Eu disse: ‘Vocês tem que trabalhar para tudo. Vocês trabalham pela sua pizza também. Nós iremos fazer a nossa’. Então nós fomos à cozinha com a massa, o queijo e o molho. Nós fizemos a nossa própria pizza. E foi muito bom também. Eu comi muitos pedaços. O que eu posso dizer? Eu sou italiano. Eu amo pizza e pasta”, escreveu ainda 

                        

Nenhum comentário: