sexta-feira, 26 de março de 2010

A pedagogia da CINTA

Coisas que me incomodam: falta de educação

A falta de educação da nossa sociedade é incrível, explico.
Ontem pela manhã vi uma moça, bonita moça, comendo um doce. Até aí tudo bem, mas ao desembrulhar o seu candy ela simplesmente colocou o papelzinho no chão.
Ainda pela manhã escutei a seguinte frase:
- Homem que é homem joga copo plástico no chão (no caso o rapaz estava tomando água em um copo descartável), e não em uma lixeirinha.

Pura falta de educação.

Com o advento de celulares cada vez menos telefones, além de uma câmera bacana para fotos muitos escolhem a potência do som como carro chefe de seu aparelho. E todos os dias eu encontro mais de uma pessoa escutando a sua música em alto e “bom” som, isso acontece tanto na rua como em lugares fechados, como bancos e ônibus.

Já dizia o ditado: A privacidade de um acaba quando começa a do outro.

Esses são alguns exemplos de falta de educação, não coloquei aí a questão da faixa de pedestres, os fura filas, pixadores, bondes... enfim, faltou falar de mais um bando de mal educados.

Qual o remédio pra isso? Concordo com Luiz Carlos Prates, somente a pedagogia da cinta.

2 comentários:

Sandro Santos disse...

É verdade! Na minha época, a cinta rolava solta, apesar de nunca ter ficado "zebrado", como disse o Sr. na TV. E nem por isso me sentia violentado ou desrespeitado. Hoje, os jovens podem tudo, mesmo! Incrível é que os pais de hoje, provavelmente os que foram educados na moda antiga, não aplicam a mesma forma de educar seus filhos, tornando-se, portanto, os verdadeiros responsáveis pela deseducação vigente em nosso jovens hiperativos...E, ainda por cima, querem terceirizar sua responsabilidade aos professores.

Nise Derson disse...

Olha não quis nem assistir o vídeo para... moro perto de um Hospital, que tem faixa de pedestres próximo e mais adiante uma parada de ônibus. É freqüente as pessoas estacionarem o carro na parada de ônibus (onde muitas pessoas doentes descem para serem atendidas) ou então param sobre a faixa de pedestres.
A multa é uma cinta que cai bem neste caso.
Na Assis Brasil, alguns motoristas de ônibus param sobre a faixa de pedestres(para otimizar o tempo, será?) enquanto o pedestre que se vire em atravessar a Avenida.
Infelizmente o ser humano não sabe mais respeitar as regras sociais, e nem se colocar no lugar do outro.
O que o Sandro disse é certo, os pais transferem a educação fraterna, da família, para os professores, aí qualquer coisa é culpa da escola, ou do governo.
E tudo começa com choradeira no super para mãe comprar Fandangos.

Excelente texto Luzzi, parabéns.