terça-feira, 4 de novembro de 2008

Proposta para a Feira do Livro

Sexta-feira passada começou a maior feira literária da América Latina, a 54ª Feira do Livro. Um local onde se tem os mais variados títulos, assuntos, autores, é uma diversidade cultural no centro de Porto Alegre.

Sim, é um grande evento, onde além da venda de livro e espaço para que autores autografem os mesmo, há palestras, shows, amostras, debates, isso para todas as idades e totalmente de graça.

A minha desculpa de não ter ido até ali (trabalho no prédio do Clube do Comércio que fica em frente à feira) no momento é a falta de tempo, mas com certeza vou ganhar alguns minutos procurando a minha lista de livros.

Mas o fato do post não é engrandecendo a Feira e nem falando de tudo que ela tem de bom; o assunto é o local onde ela é realizada tradicionalmente.
Ela está localizada no meio da Praça da Alfândega, um local de grande circulação de pessoas, que por vezes atrapalha o trabalho e o deslocamento destes que usam a Rua da Praia (Rua dos Andradas) como caminho. E este é o meu caso.

Nesta época é um transtorno imenso para quem circula pelo local, pois normalmente as bancas dos livros estão sempre cheias, sobrando um pequeno espaço para os transeuntes.
Eu defendo a idéia de colocar toda a Feira do Livro para os armazéns do Cais do Porto, que é um local subutilizado pelo governo e pela população da cidade.
Ta, tudo bem que pode tirar o “brilho” da Feira por não ser mais na Praça da Alfândega, mas é mais cômodo para quem necessita usar o espaço de circulação que a mesma é alocada.

Uma imagem abaixo do espaço que ela ocupa.


A Feira do Livro é muito importante para a literatura e cultura da cidade, pois para muitos é o único contato com os livros que a pessoa tem no ano. Não digo para que acabe com o evento, mas sim para que pensem na mudança de local da mesma... tudo bem, pode haver uma falta de interesse da população se isso acontecer, mas só iremos saber se isso for proposto e acontece.

Nenhum comentário: