terça-feira, 11 de maio de 2010

Campeonato Brasileiro de Futebol, um belo produto, mas pouco explorado.

O Campeonato Brasileiro de Futebol da 1ª divisão começou no último sábado com os jogos entre Botafogo x Santos, Atlético de Goiás x Grêmio e Palmeiras x Vitória. Começou xôxo como dizem os mais velhos. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão não produziu nenhuma ação alusiva ao Campeonato Brasileiro, somente fizeram um belo vídeo para promover o mesmo. Nem o Clube dos 13, que negocia estes direitos, fez algo do tipo. E a CBF? Nada é Claro. Para ela, só existe mesmo a Seleção Brasileira, que lhe milhões de dólares para seus cofres, mas não da o aporte necessário para os clubes, nem investe no futebol do país.
Nosso futebol é um dos "produtos exportação" do país, mas é pouco trabalhado na questão de seu marketing.
O Marketing Esportivo tem por sua essência planejar, divulgar, promover e realizar eventos junto ao esporte, com a intenção de agregar força à marca, tanto da empresa como a do próprio clube e neste aso o da competição, sendo este podendo ser patrocinado por empresas dos mais diversos segmentos.
Uma ideia para CBF: contratar uma empresa para promover o campeonato de 2011. Esta poderá planejar com minúcias todas as etapas, desde o planejamento estratégico até a execução final das ações.
Qual evento coloca 40.000 pessoas dentro de um estádio, pagando um preço relativamente elevado pelo ingresso e que na maioria das vezes não da o conforto necessário ao seu público? Somente o esporte bretão!!!
Que tal um jogo de abertura do campeonato com o campeão do ano anterior e o campeão da segunda divisão (que foi promovido à série A)? Este deveria ser o único no dia, com horário diferenciado. Neste poderia ter um shows com músicas e danças típicas da região de cada clube.
Criação de uma logomarca para reconhecimento visual do campeonato. Esta deveria ficar exposta em todos os anúncios inerentes ao campeonato, como nas camisas de todos os clubes, como acontece principalmente na Europa. Neste mesmo pacote, deveria ser criado um mascote, juntamente com uma almanaque do campeonato com todas as informações sobre os clubes (seus estádios, torcedores símbolos), álbum de figurinhas, um jogo online envolvendo os clubes.
Estas sugestões me surgiram agora, mas acredito que as ideias são simples, mas validas e poderiam ser usadas efetivamente...
Abaixo coloco o vídeo (que citei lá no começo da postagem) promocional do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: